Blog de Ângelo Vieira da Silva, Marido da Keila, pai do Rafael. Cristão Calvinista, Pastor Presbiteriano. Pesquisador dedicado. Cruzeirense e Gamer de clássicos.

DOIS DIAS MUITO ESPECIAIS: 1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL E DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

Dois dias muito especiais...

No dia 10/03 comemorou-se o 1º Culto Protestante no Brasil e em 11/03 o Dia da Educação Cristã. Ambas as datas são muito especiais em virtude dos acontecimentos que a marcaram, bem como sua aplicabilidade às nossas vidas. Veja: 


1º CULTO PROTESTANTE NO BRASIL

O Brasil era colônia portuguesa em regime de “Padroado”. Em 1549, chegaram os primeiros 6 jesuítas ao Brasil. Em 1553, chegou o mais famoso dos jesuítas, José de Anchieta. Em 1555, sob a liderança de Nicolas Durand de Villegaignon, um grupo de cerca 600 franceses fundaram o Forte Coligny na Baía da Guanabara-RJ, dando origem à “França Antártica”, ficando, assim, conhecida como “a Invasão Francesa” em nossa história católica brasileira. Villegaignon solicitou a Calvino o envio de pastores. Em 07/03/1557, chegaram dois pastores (Pierre Richier e Guillaume Chartier), um grupo de huguenotes (protestantes franceses) e refugiados vindos de Genebra, numa 2ª expedição. Em 10/03/1557 celebram o 1º culto protestante em solo brasileiro. Em 21/03/1557 ocorre a celebração da 1ª Santa Ceia em rito Genebrino. Infelizmente Villegaignon não era o que todos pensavam. Assim, o “Ex-frade” Jean Cointac levantou questões sobre o sacrifício da missa, a doutrina e usos dos sacramentos, a invocação e mediação dos santos, a oração pelos mortos, o purgatório e muitas outras que fizeram com que Villegaignon posicionasse católico e perseguisse os huguenotes. Estes buscaram refúgio entre os índios tupinambás. Tentaram fugir por navio, mas afundou. Cinco voltaram, e foram aprisionados por Villegaignon. Surgiu assim a “Confissão de Fé da Guanabara” que culminou no enforcamento dos calvinistas. Seja fiel ao Senhor como os crentes na baía de Guanabara! 

DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Educação Cristã é responsabilidade da Igreja. O crescimento rumo à maturidade espiritual não se dá de forma individual, mas em conjunto. A Igreja é o local/campo de atuação da Educação Cristã, para o desenvolvimento dos crentes, objetivando a maturidade espiritual que é a progressividade do alcance da estatura de Cristo. Por conseguinte, a Educação Cristã se desenvolve também através de ministérios e relacionamentos de cooperação entre professores e alunos, pais e filhos, mestres e discípulos, atingindo de uma forma abrangente toda a igreja. Lawrence Richards, em seu livro Teologia da Educação, enfatiza: “considerando a função da edificação e dos dons espirituais, temos de ver que a Educação Cristã, para promover adequadamente o crescimento progressivo da vida de Cristo nos crentes, tem de tratar do Corpo como um todo! Isolar o “ministério educacional da igreja” da vida geral da congregação é um erro fatal. A Educação Cristã tem de levar todos os membros do Corpo a servir uns aos outros.” Deus é quem nos liga, Ele é quem permeia nossas relações e torna esta unidade perfeitamente possível, juntamente com Seu filho, o Senhor Jesus, o Mestre por excelência, que fez de seu ministério uma perfeita expressão de amor. Esteja pronto para aprender os ensinos do Mestre, Jesus! 



Rev. Ângelo Vieira da Silva
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

Comente essa postagem aqui:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial