Blog de Ângelo Vieira da Silva, Marido da Keila, pai do Rafael. Cristão Calvinista, Pastor Presbiteriano. Pesquisador dedicado. Cruzeirense e Gamer de clássicos.

O QUE SIGNIFICA SER DIÁCONO?

Como já é do conhecimento dos irmãos, o Conselho da Igreja convocou a mesma para se reunir em assembléia extraordinária no dia 29/09/2013 para a eleição de 03 diáconos. Diante desta grande responsabilidade e também em comemoração ao dia do Diácono, pensemos um pouco sobre este ofício... o que a Bíblia descreve sobre o diaconato? Será que você se lembra do que está escrito em I Tm 3.13? Paulo diz: “Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus”. Para que os diáconos possam desempenhar seu papel de forma correta é necessário que a igreja os eleja sob a vontade de Deus.

A palavra “diácono” vem do grego diakonia, que pode ser traduzida por “serviço, contribuição, missão”. O diaconato é um ministério gracioso que o Senhor instituiu; é assim traduzida em Rm 12.7. Logo, diante dos significados do termo podemos entender que:

1. SER DIÁCONO SIGNIFICA SERVIR

Uma das traduções da palavra diakonia é serviço. É muito difícil encontrarmos servos segundo Mt 20.26: “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”. Contudo, esta é uma exigência e uma razão de ser do diácono. Os apóstolos tinham o ministério arraigado, principalmente, no dedicar-se à Palavra e à oração. Eles não podiam mais cuidar diretamente da distribuição diária. Assim, iluminados pelo espírito Santo do Senhor, conclamaram a igreja para que elegesse homens que se encarregassem do serviço da distribuição diária das viúvas que estavam sendo esquecidas (At 6.1-4), homens para servir. Lembre-se: Um verdadeiro diácono primeiramente não serve porque é diácono, mas é diácono justamente porque serve.

2. SER DIÁCONO SIGNIFICA CONTRIBUIR

Mais uma tradução da palavra diakonia pode ser lembrada; ela é traduzida como distribuição ou contribuição. O diácono não contribui apenas para causas sociais ou para o bom andamento do culto; ele contribui para o crescimento do Reino de Deus com sua boa reputação (At 6.3). Parece haver um jogo de palavras: o diácono distribui em seu ministério e contribui com este mesmo ministério para a propagação do evangelho. Segundo I Tm 3:8-10, os diáconos devem contribuir sendo respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Questione-se: quem, dentre os homens da igreja, contribui com uma boa reputação e tem o dom de servir para que indiquemos ao cargo?

3. SER UM DIÁCONO SIGNIFICA TER UMA MISSÃO

Diakonia pode ser traduzida como missão. Mas, qual será a missão do diácono? Manter a ordem no templo? Cuidar para que as crianças não fiquem sempre andando? Levar um copo de água no púlpito para o Pastor? Não é apenas isto... Ser diácono é ter uma missão, a missão de ajudar ao necessitado, ao pobre, à viúva, ao debilitado. É a missão do socorro. Os diáconos devem amar os que muitas vezes são odiados e socorrê-los. Portanto, o diácono se dispõe e cria a mesma disposição desta missão no coração da Igreja do Senhor. Sendo assim, ele será um obreiro aprovado (II Tm 2.15).

Rev. Ângelo Vieira da Silva
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

1 comentários:

  1. gostei do comentario tem ministerio famoso qui nao sabe-se quer a funçao do dc isso e uma vergonha! eles usam c/ o menor da igreja na iraqu usa ele c/ o ultimo usa ate mesmo o termo dc p/ umilhar o mesmo! eu ja vi pastor colocar um presbitoro p/ enssinar e ficou uma hora falando abobrinha, e na igreja tinha um diac qui era um mestre na palavra, ele nao deix o dc enssinar alegando qui o dc nao tem tal missao ai eu vi qui tinha uma discriminaçao, ou o mesmo nao entedeu o ministerio de p/ ter edificaçao em um culto tem qui aver uma boa distibuiçao de dons a funçao do dc e no todo e nao em parte pela a biblia sagrada estevao e o maior exemplo nisso!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem aqui:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial