Blog de Ângelo Vieira da Silva, Marido da Keila, pai do Rafael. Cristão Calvinista, Pastor Presbiteriano. Pesquisador dedicado. Cruzeirense e Gamer de clássicos.

FUMAR É PECADO?


O fumo é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Mesmo prejudicial à saúde, a lei atual permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. Talvez, até setecentos aditivos químicos estejam entre os ingredientes utilizados na fabricação de cigarros. São citados como ingredientes metais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de quatro mil substâncias, entre as quais destacam-se a acetona, o arsênico, o butano, o monóxido de carbono e o cianido. O pulmão dos fumantes e, consequentemente dos fumantes passivos (aqueles que ficam expostos à fumaça), recebe ao menos quarenta e três substâncias comprovadamente cancerígenas. Por isso, uma simples pesquisa pela internet demonstrará que 87% dos fumantes têm câncer de pulmão e 70% correm risco de apresentar doenças cardíacas.

Infelizmente, o fumo é um problema de todos. Ora, se há uma necessidade de reflexão entre cristãos que podem estar em dúvida, será a Bíblia a norteadora do assunto, mesmo que esta não trate especificamente do tema. Veja, é muito comum a liderança ser questionada acerca do cigarro em termos de transgressão espiritual, isto é, "é pecado fumar?". Creio que a resposta para tal pergunta dever ser fundamentada sobre dois princípios essenciais: o princípio do vício e o princípio da glória de Deus. Entenda:

1. O princípio do vício. Notadamente, o texto de 1 Co 6.12 é muito utilizado em situações nas quais, aparentemente, não se tem uma resposta mais específica das Escrituras. Pois bem, o texto diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". Ora, se todas as coisas me são lícitas e nem todas me convém, preciso enfatizar e interpretar o sentido da continuidade do texto: “eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Destaco o termo "dominar" (éxousiazô), pois seu sentido é "não deixarei meu corpo ser escravizado por sua própria vontade". Vejo tal escravização como sinônima de vício. Vejo o fumante como alguém viciado. Não existe fumante social nem cigarro sem substâncias que viciam. Cientificamente, é comprovada a necessidade do corpo do fumante em manter e/ou aumentar os níveis das substâncias tóxicas do cigarro. Então, a orientação bíblica é que não deixemos tal desejo ocorrer. Ora, se o cigarro escraviza associa-se ao mesmo resultado do pecado. Jesus veio para verdadeiramente nos libertar.

2. O princípio da glória divina. Um outro texto bíblico é citação clássica na discussão acerca de vícios: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Co 6.19-20). Que fumar é prejudicial à saúde física não se discute, mas também seria à vida espiritual? Se o homem natural que fuma não tem essa preocupação, o cristão a tem, pois é santuário do Espírito Santo de Deus. O discípulo quer agradar ao seu Mestre, inclusive com seu corpo. Portanto, o cristão em dúvida deve se perguntar: é possível glorificar a Deus no meu corpo estando eu fumando? A resposta vem adiante: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31). Assim, se sua reflexão pessoal resultar no entendimento de que é impossível agradar a Deus fumando, abandone tal prática.

Eu sei. Infelizmente, há muitos cristãos de renome que fumam. Não use da liberdade deles para fundamentar uma possível libertinagem. Dirija-se pela sua consciência cativa à Escritura. Pessoalmente, além de péssimo hábito social, compreendo que fumar se constitui um pecado que precisa ser abandonado, principalmente pelos cristãos. Se é possível tirar algum proveito do fumo, será mínimo diante dos inúmeros problemas que surgirão ao longo do tempo. Veja, não creio que se possa perder a salvação por causa do cigarro, afinal, “fumar não é menos perdoável do que qualquer outro pecado”. Apenas vejo ser uma mazela que deva ser abandonada em tempo. Será melhor para todos. Desse modo, com a ajuda do Santo Espírito de Deus que em nós habita, é possível confessar e abandonar qualquer prática pecaminosa que nos destrua ou escandalize o próximo. Não ao vício e sim para a glória de Deus.

Rev. Ângelo Vieira da Silva
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comment

17 comentários:

  1. Deus revela a sua vontade aos profetas (Amós 3:7) ainda hoje. Em 27 de Fevereiro de 1833 Deus revelou sua vontade concernente o que devemos ou não fazer uso, e o fumo foi citado nesta revelação.

    Veja a revelação completa neste endereço:
    http://lds.org/scriptures/dc-testament/dc/89?lang=por

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro.

    Obrigado pela participação. Creio que Deus revela sua vontade aos seus profetas hoje, através de Sua Palavra Escrita, como você mesmo citou "a obediência à lei do evangelho, incluindo-se a Palavra de Sabedoria, proporciona bênçãos físicas e espirituais"

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post. traz um tema muito discutido por mim.

    Não sou fumante, e sou cristão, mas acho que o cigarro é tratado de forma tão pejorativa pela questão social.

    1- Vicio: Concordo que cigarro vicia, mas por que o tratamos dessa maneira, se tantos outros VICIOS estão presentes em nossa vida? Conheço muitas pessoas que nao conseguem ficar 1 dia sem tomar coca-cola, ou 1 semana sem ir ao McDonalds. Isso tambem não é Vicio? Então por que não Crucificamos a Coca e o Mc???

    2- Corpo é o templo do espirito santo: Novamente, apontamos apenas o cigarro como forma de violar o templo do espirito santo, porem, quantas pessoas vc conhece que estão acima do peso??? ou trabalham 14 horas por dia??? Isso é saudavel? Isso é tomar conta do templo de Deus?

    Não sou a favor do fumo, só para deixar bem claro. Mas tambem sou totalmente contra a crucificação de habitos por questões sociais, sendo que o mesmo argumento usado contra tais habitos, são aplicados, quase sempre 100%, aos acusadores.

    ResponderExcluir
  4. E tem a questão que a medicina tradicional trata. Se, por exemplo, você tem um copo de leite, um de café e outro de cachaça em sua frente, cada um deles dará um rumo diferente para o seu caminho. A cachaça leva à letargia, o café à excitação, o leite é considerado puro. Assim, fumar pode deixar seu corpo nos planos mais baixos, pois induz quem o consome a entrar em contato com as energias menos puras, que menos ascendem o homem que busca. Lembre-se da velha frase: "Você é o que você faz, principalmente o que você faz para mudar o que você é". Não aceite as drogas na sua vida. Elas impedem você de ser tudo o que você pode ser. Vai faltar energia para isso um dia. Ou cérebro!

    ResponderExcluir
  5. jesus bebia pq n posso fumar?
    HE HE fodaxe

    ResponderExcluir
  6. Pecado não existe verdadeiramente!!!


    a unica existencia verdadeira é Deus

    ResponderExcluir
  7. n sei se é pecado ou não. o verdadeiro pecado é o que o fumo provoca na vida do fumante e dos familiares!
    acabei de perder o meu pai! k por causa de ter fumado toda a vida, sofreu até ao ultimo suspiro. e nós sofremos com ele.
    teve varias complicaçoes respiratórias e ha 4 anos k tinha cancro nos pulmoes. entre muita crises e enternamentos muito ele sofreu. perdi a conta das vezes k os medicos me chamaram para me despedir do meu pai. mas ele com a ajuda de Deus la conseguia vencer mais uma e outra vez.
    esta sexta feira foi a ultima vez k ele lutou. seu corpo mantido pelo pulmao externo desistiu de tanto sofrer. sei que ele se arrependeu do maldito vicio que manteve tanto ano. mesmo depois de começar a sofrer as primeiras complicaçoes à uns 10 anos atras, ele naum conseguia largar o vicio k o acompanhava desde os 10 anos de idade. só depois do cancro o conseguiu deixar.
    naum kero criticar ninguem, mas gostava k o sofrimento do meu pai n tenha sido em vão. gostava k conseguisse mostrar a outros fumantes o que realmente lhes pode acontecer. pk n acontece so aos outros. e alertar k n é so a pessoa k sofre a familia sofre e muito.
    o tabaco privou me de ter um pai ao meu lado. nunca brincamos juntos, nunca foi aos teatros da escola, nunca foi a recitais... ele peuder me tanto e eu perdi tanto...

    por favor vc k é fumante pense nisto. um dia o seu filho vai kerer a sua companhia e vc n puderá estar la.

    Sou filha de um grande homem com um grande coração k tinha um maldito vicio, que só se livrou dele tarde demais. e que as ultimas conversas k tive com ele foram k ele keria disser a todos k fumam o k aconteceu com ele. e assim será! amo-te Pai!

    Ps: desculpem as faltas de ortografia mas isto é recente demais...

    ResponderExcluir
  8. eu fumo e foda-se. resumindo

    ResponderExcluir
  9. Bom post, sou um jove cristão, e quase que caia nessa, eu jáhavia tentado antes de aceitar a cristo, felizmente não gostei, mais depois ao me torna um admirador do filosofo cristão Olavo de Carvalho(que fuma feito caipora)eu comecei a sentir desejo de fumar o.O Logo percebi que ia gosta daquilo, não pelo fumo propiamente dito, mais pela falsa "elegância" que um fumante tem. Mais o espirito de Deus falou mais alto, seja meu corpo sempre morada do Deus vivo, e sempre influenciado por Jesus, não por homens. Otemo post!

    ResponderExcluir
  10. Pecado mesmo é eu chegar até esse site através de um outro site, chamado Ocioso, que traz nudez, violência e sexo. Engraçado, não? O que não se faz pra ter acessos e vários acessos? Isso não é pecado?

    ResponderExcluir
  11. Caros anônimos,

    Você disse: "eu fumo e foda-se". Não é este tipo de atitude que eu esperava. Todavia, como você é fumante quem vai se acabar é você. Cuidado!

    Outro disse: "Pecado é acreditar nessa merda". É difícil ler algo que contraria nosso estilo de vida. Para um cristão o melhor é se abster.

    Um anônimo disse: "Pecado não existe verdadeiramente!!! a unica existencia verdadeira é Deus". A única ilusão que vejo aqui é sua, caro anônimo. Enquanto você pensar assim não encontrará o perdão que todo homem necessita.

    Outro disse: "Só maconha que não". Este post é sobre fumo, um vício social, não sobre a maconha. Porém, o mesmo princípio se aplica a esta droga. Abstenha-se!

    Alguém disse: "jesus bebia pq n posso fumar? HE HE fodaxe". Não vejo graça alguma nisso e seu argumento é extremamente sintomático. Você busca uma desculpa para justificar outra? Este post não é sobre bebida. Prometo escrever algo sobre o assunto. Quanto ao fumo, abstenha-se!

    ResponderExcluir
  12. Olá Diego.

    O "Ocioso.com" não é um site pornográfico. Como qualquer outro lugar tem coisas a oferecer que eu não utilizo, me abstenho. Fique tranquilo quanto a isto: divulgo apenas um pouco da luz do evangelho para esclarecer mentes iludibriadas, que vivem no engano.

    ResponderExcluir
  13. foda-se cristo e sua corja de pedófilos e nazistas a mentira de dois mil anos está caindo chega de mortes e outras barbáries em nome da fé e religião assim como está escrito nas leis de murfy hehehe.. o homem precisa da religião como um peixe precisa de uma bicicleta ok...

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito, é um assunto que vem muito a calhar, e deve ser tratado de acordo com a Bíblia , como vc fez.
    Pena que existem pessoas que relativizam tudo, em detrimento da Bíblia.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem aqui:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial