DIA MUNDIAL DO LIVRO - 6 DICAS PESSOAIS - PARTE 1


Há mais de quinze anos a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu o dia 23 de abril como o Dia Muncial do Livro e do Direito do Autor, em homenagem a alguns escritores. Quero aproveitar esta data. Como prezo pela leitura de bons materiais, venho sugerir aos nossos leitores cristãos algumas dicas de literatura importantes para o desenvolvimento espiritual, além da Bíblia que, obviamente, espera-se ser o Livro por Excelência de qualquer discípulo de Cristo. Vamos as dicas:

1. Doutrina (Teologia Sistemática): gosto muito das obras de Charles Hodge e Waynen Grudem. mas a Teologia Sistemática de Louis Berkhof continua a servir como principal referencial teológico fundamentado nas Escrituras.


2. Doutrina (Teologia Bíblica): este livro sempre foi muito importante no campo da teologia bíblica nos meus tempos de seminário e agora de ministério pastoral. Geerhardus Vos é um dos principais exegetas do último século. Vale a pena conferir, principalmente agora que foi traduzido para nosso idioma.


3. Comentários Bíblicos: os melhores comentários que já li são os de Simon Kistemaker e Willian Hendriksen (Editora Cultura Cristã) e a Série Cultura Bíblica (vários autores) da Editora Vida Nova.




4. Apologética: Devo reconhecer que entender os livros de Alister McGrath não é uma tarefa fácil. Contudo, não posso negar sua apologética acentuada, principalmente frente aos desafios contemporâneos. Por isso que indico. Alister McGrath é professor de Teologia Histórica na Universidade de Oxford e pesquisador sênior doHarris Manchester College. Teólogo e escritor reconhecido mundialmente, o professor McGrath é autor de livros importantes como O delírio de Dawkins, Um vislumbre da face de Deus, Fundamentos do diálogo entre ciência e religião, O Deus desconhecido e Teologia sistemática, histórica e filosófica.


5. História da Igreja: creio que os livros de Justo L. Gonzales são bons fundamentos para a história da igreja cristã. Existem livros para cada etapa da histórica ou focados em temas.


6. Escatologia: dentre muitos livros que tratam da doutrina acerca do fim dos tempos, os de Hoekema são meus preferidos. Talvez pela linguagem acessível. Anthony foi professor de Teologia Sistemática no Calvin Theological Seminary e escreveu vários livros. Vale a pena conferir!





2 comentários

Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon