MARTINHO LUTERO: UM BREVE COMENTÁRIO

Martinho Lutero foi um teólogo alemão e é considerado o pai espiritual da Reforma Protestante. A "Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências", mais conhecida como as 95 Teses, desafiou os ensinamentos da Igreja na natureza da penitência, a autoridade do papa e da utilidade das indulgências. Afixadas na Porta da Abadia de Westminster em 31 de outubro de 1517, representavam uma reforma dentro da igreja, o que não foi possível. Veja algumas:


6ª Tese: O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus 

27ª Tese: Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório. 

32ª Tese: Irão para o diabo, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência. 

53ª Tese: São inimigos de Cristo e do papa quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a palavra de Deus nas demais igrejas. 

62ª Tese: O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus. 

66ª Tese: Os tesouros das indulgências, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens. 

79ª Tese: Alegar ter a cruz de indulgências, erguida e adornada com as armas do papa, tanto valor como a própria cruz de Cristo é blasfêmia.


Rev. Ângelo Vieira da Silva

Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon