O QUE SIGNIFICA SER DIÁCONO?

Como já é do conhecimento dos irmãos, o Conselho da Igreja convocou a mesma para se reunir em assembléia extraordinária no dia 29/09/2013 para a eleição de 03 diáconos. Diante desta grande responsabilidade e também em comemoração ao dia do Diácono, pensemos um pouco sobre este ofício... o que a Bíblia descreve sobre o diaconato? Será que você se lembra do que está escrito em I Tm 3.13? Paulo diz: “Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus”. Para que os diáconos possam desempenhar seu papel de forma correta é necessário que a igreja os eleja sob a vontade de Deus.

A palavra “diácono” vem do grego diakonia, que pode ser traduzida por “serviço, contribuição, missão”. O diaconato é um ministério gracioso que o Senhor instituiu; é assim traduzida em Rm 12.7. Logo, diante dos significados do termo podemos entender que:

1. SER DIÁCONO SIGNIFICA SERVIR

Uma das traduções da palavra diakonia é serviço. É muito difícil encontrarmos servos segundo Mt 20.26: “Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”. Contudo, esta é uma exigência e uma razão de ser do diácono. Os apóstolos tinham o ministério arraigado, principalmente, no dedicar-se à Palavra e à oração. Eles não podiam mais cuidar diretamente da distribuição diária. Assim, iluminados pelo espírito Santo do Senhor, conclamaram a igreja para que elegesse homens que se encarregassem do serviço da distribuição diária das viúvas que estavam sendo esquecidas (At 6.1-4), homens para servir. Lembre-se: Um verdadeiro diácono primeiramente não serve porque é diácono, mas é diácono justamente porque serve.

2. SER DIÁCONO SIGNIFICA CONTRIBUIR

Mais uma tradução da palavra diakonia pode ser lembrada; ela é traduzida como distribuição ou contribuição. O diácono não contribui apenas para causas sociais ou para o bom andamento do culto; ele contribui para o crescimento do Reino de Deus com sua boa reputação (At 6.3). Parece haver um jogo de palavras: o diácono distribui em seu ministério e contribui com este mesmo ministério para a propagação do evangelho. Segundo I Tm 3:8-10, os diáconos devem contribuir sendo respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Questione-se: quem, dentre os homens da igreja, contribui com uma boa reputação e tem o dom de servir para que indiquemos ao cargo?

3. SER UM DIÁCONO SIGNIFICA TER UMA MISSÃO

Diakonia pode ser traduzida como missão. Mas, qual será a missão do diácono? Manter a ordem no templo? Cuidar para que as crianças não fiquem sempre andando? Levar um copo de água no púlpito para o Pastor? Não é apenas isto... Ser diácono é ter uma missão, a missão de ajudar ao necessitado, ao pobre, à viúva, ao debilitado. É a missão do socorro. Os diáconos devem amar os que muitas vezes são odiados e socorrê-los. Portanto, o diácono se dispõe e cria a mesma disposição desta missão no coração da Igreja do Senhor. Sendo assim, ele será um obreiro aprovado (II Tm 2.15).

Rev. Ângelo Vieira da Silva

1 comentários:

Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon